sábado, 21 de março de 2009

TRANSPARÊNCIA


Quando me separei, à cerca de três anos, na primeira vez que tentei um novo relacionamento quebrei a cara. Abri minha vida pregressa tão escancaradamente, que o indivíduo ficou apavorado e bateu em retirada. Quando me dei conta da asneira que havia feito, era tarde demais.

Ao comentar o ocorrido com um amigo, ele deu-me os seguintes conselhos: "Tente abrir o livro da sua vida página por página. Você se expõe de maneira exagerada. Não precisa se revelar por inteiro."

À partir daquele momento, refiz na memória o percurso de viagens que empreendi vida afora e percebi que alguns itinerários foram desviados, muitas vezes, graças a essa virtude(?) da minha personalidade. Tenho brincado com os amigos que, quando estiver diante do "Papai do Céu” (se um dia eu for digna dessa graça), Ele irá afagar-me e dizer amorosamente: "Volte à vida minha filha. Aprenda a mentir um pouquinho. Você cometeu muitos erros em nome dessa sua verdade exacerbada e agora vou lhe dar a chance de corrigir-se."
Brincadeiras à parte, a verdade é que levo muitas pancadas ao empunhar minha bandeira. E os maiores desencantos acorrem no terreno afetivo, onde espero sempre reciprocidade nesse aspecto. Convenhamos, é raro isso acontecer. Encontro muitos "sepulcros caiados", que me encantam, me conquistam e quando penetro em seus íntimos, sinto odores não muito agradáveis. Sem contar os que se apresentam totalmente vazios.
Os desenganos acontecem porque enxergo os outros sob o prisma da verdade que trago em meu olhar. Nem por isso me atrevo a julgar alguém. Cada um tem seus pontos de vista, seus valores. E apesar de sofrer as consequências, não desejo mudar. Uma frase da música "Dom de Iludir" de Caetano Veloso diz: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" (quase sempre mais dores que delícias). Concordo plenamente e me sinto feliz em assim ser. Por tudo isso, quando pousar seus olhos sobre mim, examinando-me por fora, tenha certeza, não haverá controvérsias ao conhecer meu interior. Sou tal qual.

Eis-me ! Muito prazer!

3 comentários:

  1. Oi amiga,acho que agora vou conseguir
    postar um comentario..rsrsrsrs.. nao sabia como
    isso funcionava..rsrsrs..
    sabe, e verdade isso ai mesmo, quando a gente fala
    so verdade acaba arrumando problema neh...
    beijos..

    ResponderExcluir
  2. "O que é que você tem, conta pra mim eu não quero ver você triste assim" RC (de Rubens Carvalho)É sempre bom ler suas reflexões sobre a vida, sua cinceridade, transparencia e amor em tudo que escreve, num mundo de falsas verdades e enganações você continua rara, mesmo antes da separação você já era assim, a conheci bem.

    ResponderExcluir
  3. ESTA CASA NÃO É MINHA

    Porque dentro dela
    não posso falar
    não posso ouvir
    nem porta
    ou janela abrir.
    Não me é permitido
    Chorar, sorrir,
    nenhum som do sentir.

    Se acaso, algo trago
    para ser presenteado
    tem que estar hermeticamente fechado,
    com senha, bem segredado.

    Então, fique atenta.
    Tente ler, crer
    entender
    palavras mudas, inacabadas
    cifradas.
    Não ouviu?
    Ora, vai, tenta
    moça desatenta!

    Do seu amigo, João B. Azevedo
    o seu poeta diletante)

    ResponderExcluir