sábado, 25 de setembro de 2010

RENOVAÇÃO



No último dia 23 a primavera chegou ao hemisfério sul. Com ela, o colorido e o perfume das flores,  a esperança de que os primeiros pingos de chuva venham refrescar o calor e amenizar o clima seco que castiga a região centro-oeste.

Assim como ocorre no planeta, o ser humano também vivencia as mudanças de estações em si mesmo, através das experiências naturais, que mesmo se repetindo, são sempre diferentes no conteúdo.

Em se tratando de relacionamentos amorosos, porém,  é comum encontrarmos indivíduos que se recusam a aceitar tais mudanças. Apresentam feridas permanentes -  decorrentes das podas necessárias -  nas quais não permitem que nascam brotos. Declaram-se incapazes de experimentar novas emoções com plenitude. Assumem  a postura do "mais ou menos" em suas ligações afetivas e ao constituirem nova parceria, agem levianamente com o outro,  ignorando responsabilidades no ato de cativar. Enfim, por medo  de sofrimento, fecham os olhos às  belezas e alegrias que uma nova estação traria.

A essas pessoas fica a certeza que, mesmo que o tempo não seja  propício,  as estações trocam de lugar. Sim!  Ainda que os processos naturais se atrasem, a chuva não caia no momento previsto, os jardins florescerão e serão povoados por lindas borboletas! As Mudanças poderão  ser retardadas mas não definitivamente ignoradas.  Há uma frase que reforça bem essa idéia, com a qual  Cecília Meireles inicia lindamente um texto sobre a estação das flores:  "A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la."

Nenhum comentário:

Postar um comentário