domingo, 18 de julho de 2010

ELOS DE UMA CORRENTE

Semana passada estava eu na sede do meu plano de saúde, aguardando a chamada numa perícia odontológica. O televisor da sala de espera estava ligada e o assunto em questão, num daqueles programas sensacionalistas matinais, era o caso fatídido do goleiro Bruno. As reportagens tentavam acrescentar informações àquilo que já sabíamos de cor, esmiuçando ao máximo o fato, mas como os principais acusados decidiram falar somente em Juízo, por enquanto, muito do que circulava na impressa eram apenas suposições.

A certa altura, sentou-se a meu lado uma jovem senhora que fixou-se no aparelho, muito interessada no que via e ouvia. De repente, resolveu puxar conversa e falou com veemência:
_ Nesse caso, sou a favor da tortura para que se obrigue os acusados a falarem!
Fui pega de surpresa, pensei alguns segundas e respondi a ela com outra pergunta:
_Assim sendo, você assumiria a função de torturadora?
Ela franziu a sobrancelha num gesto de estranheza à pergunta, retrucando:
_De forma alguma!
Eu já esperava por esta reação, então acrescentei:
_Você tem noção que,  mesmo não sendo um ato ativo seu, se a tortura fosse utilizada,  nesse caso, além de ferir princípios Legais, você seria co-participante na ação? Você se dá conta que no ato do torturador, seu desejo estaria sendo alí representado, assim como nossos pensamentos e desejos já foram decisivos em outras passagens da história da humanidade e que até hoje nos causam repugnância? O que você sente no coração ao pensar que, por um simples pensamento seu, de rejeição da humildade, da mansidão,  do amor e do perdão, teve participação na crucificação de Jesus?
Ela calou-se por alguns instantes e depois falou, de certa forma,  saindo pela tangente:
_Ah, também esse povo só sintoniza os canais que ficam exibindo noticiários dessa natureza o dia todo! Deviam mudar, colocar outros assuntos mais interessantes! Disso aí, a gente já tá cansado!
Não pude deixar de rir... E como eu tinha em mãos uma revista que trazia uma matéria importante sobre genética, passamos a falar sobre esse assunto, esquecendo o televisor ligado.

Você que lê essa pequena narrativa, consegue avaliar a qualidade dos seus pensamentos diariamente? Tem também amaldiçoado o goleiro Bruno e seus comparsas, além de qualificar a vítima Eliza, como "alguém  que fez por merecer" o trágico fim, mesmo não concordando com o método utilizado?

Vou contar um segredo a você e tomara que ele se espalhe! Tenho dormido e acordado em companhia de Emmet Fox, um escritor filosófico que tem contribuído em muito para meu crescimento espiritual. No Livro Mude Sua Vida, no capítulo intitulado "Como Conservar a Paz", num parágrafo ele diz: "Não é possível um ato de violência ocorrer no mundo exterior da experiência a não ser que exista, primeiro, uma ideia de violência no mundo interior do pensamento. E é igualmente verdadeiro que não é possível que as ideias de violência façam pouso na alma dos homens sem que, mais cedo ou mais tarde, sejam representadas no mundo exterior." Percebeu como seu pensamento é o autor dos  acontecimentos do cotidiano?

Se você ainda não conseguiu interagir com a ideia, vou citar mais um exemplo que o fará despertar para a necessidade urgente de reavaliar o teor daquilo que pensa. Escute essa: No final do ano, em reunião com uma família maravilhosa, alto astral e do bem, fizemos um bolão porque haveria um sorteio especial da Mega Sena. Alguns participantes (principalmente os homens solteiros), cogitando ganhar a bolada, disseram  em alto e bom tom: _Eu gastaria tal valor em "cachaça" e com o restante iria para uma casa de striptease! Torraria a grana com belas mulheres! Não era isso que o goleiro Bruno fazia? Ele caiu em duas das mais perigosas armadilhas preparadas pelo pensamento da maioria: Dinheiro e Sexo! As orgias narradas domingo passado no Fantástico, nas quais jogadores de futebol  são participantes ativos, muitos de nós, pessoas comuns, já  projetamos através do pensamento.

Sinto que "peguei pesado"! Até mesmo comigo... Pensamentos  de amor, perdão e caridade foram dirigidos à minha pessoa, senão cairia na armadilha da culpa. E como tive essa atitude condescendente comigo, peço que a tenha com você também. Se sobrar um pouco dos três ingredientes citados na primeira frase do parágrafo -  poderosos antídotos contra a violência que nos assusta - sendo que a falta deles foi a causa da devastação do mundo das pessoas evolvidas no caso mencionado , direcione um pouco a eles, através do pensamento.  São os que mais  necessitam  neste momento! Sei  é capaz desse ato generoso para  com seu semelhante. Você é um elo importante na corrente de paz que pode transformar a humanidade.


"Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver..." (Roberto e Erasmo Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário