quinta-feira, 20 de agosto de 2009

REFORMA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.

Sinto-me calma. E estou só. Porém, esse estado de solidão se refere apenas ao fato de não ter uma paixão, um relacionamento amoroso. E vou repetir a primeira frase deste texto, acrescentando mais algumas palavrinhas mágicas: Sinto-me calma, tranquila, serena.

A cada dia que passa, a cada passo que dou diante da vida, percebo que estou mais segura. Aprendi a caminhar só, a decidir que caminho tomar, a escolher entre tantas opções a que mais me convém. Assim, se você perguntar hoje se estou feliz, eu reponderia com outra pergunta: O que significa felicidade? Quais sensações a felicidade pode desencadear num ser humano? Talvez você vá responder: Calma, tranquilidade, serenidade...

Essa paz de espírito é quase certo se dê, pelo fato de estar em reforma. Sim, reforma da minha casa, com toda desordem que uma obra pode provocar! Depois de mais de vinte anos em que nela resido, é a primeira vez que, sozinha, planejei, pesquisei, comprei, contratei mão-de-obra e arco, praticamente, com todo o numerário para e execução do projeto (que não é lá grande coisa, convenhamos, mas é o "meu" projeto). Quem convivia comigo há cerca de cinco anos atrás, a realidade atual pode parecer inverossímel. E com razão, afinal eu não dava um passo sem o cônjuge do lado, além da total dependência financeira que, apesar de confortável, incomodava-me sobremaneira.

Então, não acha que tenho motivos suficientes para estar feliz?

Mesmo afirmando que a solidão já não assusta, é preciso que fique claro: Não me tornei uma mulher seca, fria, assexuada. Acontece que aprendi a ser mais seletiva. Hoje tenho o privilégio de apostar em relacionamentos que acrescentem e me façam crescer como mulher e ser humano. Afinal, afeto é bom e eu gosto! Todavia, não necessito ter alguém para estar bem. Por outro lado, não me declaro só, apenas estou só. Assim, segura, sabendo o que quero e, principalmente, o que "não quero", tudo que se apresentar diante de mim será sempre alvo de análise. E acredite, se aprovado, ah neném, estará preso em minha rede! Certeza!

"Que venha de dentro de mim, ou de onde vier
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das corças e lute com todas as forças
Conquiste o direito de ser uma nova mulher" (Uma nova mulher, com Simone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário