segunda-feira, 11 de maio de 2009

TEMPO PROPÍCIO

Teimo em sentir a temperatura ardente. Algo me diz que estou na contramão das estações. Lá fora um vento suave traz a certeza de que o outono pronuncia-se. Minhas emoções recusam as sensações mornas e dias nublados. Meu corpo quer o calor do sol que faz o sangue ferver nas veias, circulando esse calor até o transbordar, como num vulcão em erupção. Minha alma é que determina essas atitudes, apesar de sentir que a mudança será inevitável. Mas a quer gradativa, com suavidade.

Apesar da estação contradizer-me, ainda é verão em tudo que vejo e sinto. Não é o momento de usar meia-manga, não é tempo de recolher-me, temendo o friozinho que chega ao cair da noite. Vivo a alegria das manhãs ensolaradas, de céu azul e algazarras de pássaros nas copas das árvores. Inspiro o cheiro bom que imana da terra molhada ao cair dos primeiros pingos da chuva passageira, contrastando no espaço com o sol brilhante. Sinto desejo de correr, dançar, cantar sob essa chuva e se houver enxurrada, colocar nela meu barquinho de papel, imaginando-o um grande transatlântico a deslizar sobre um mar azul.

Infantilidade e imaturidade? Não, não! O que não posso e não quero, ainda, é aceitar uma estação que não combina com meu estado de espírito. Quando chegar o momento propício do outono se instalar no meu viver, tenha a certeza, me aconchegarei, confortavelmente, em seus braços.

"Envelhecer, certamente com a mente sã
me renovando, dia a dia, a cada manhã.
Tendo prazer, me mantendo com o corpo são
eis o meu lema, meu emblema, eis o meu refrão."
(Lema, com Ney Matogrosso, de Carlos Rennó e Lokua Kanza).

P.s. Texto escrito para meu níver de 4.8 em 12/05/2009. Vixe!)

2 comentários:

  1. VIXE!

    Verões
    Pulsações
    Vulcões
    Explosões
    Erupções
    Emoções...
    Vixe!
    Se avexe,
    menina.
    Se mexe!
    Com tudo
    tão acerbado
    tipo, assim,
    tão abrasado,
    arremate!
    Chama logo
    o resgate!

    Feliz Aniversário!
    Seu amigo, JBAzevedo

    ResponderExcluir
  2. A IDADE DE SER FELIZ

    Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
    Uma só idade para a gente se encontrar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Fases douradas em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
    Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.(Mário Quintana)

    Parabéns! Felicidades!
    Divina e Mário

    ResponderExcluir