segunda-feira, 4 de maio de 2009

TEMPO E VIDA

Recentemente numa conversa trivial com um amigo de longa data, ele saiu com as seguintes perguntas:
- Quando você fica sabendo da morte de alguém jovem, em plena atividade, que comentário faz?
- Normalmente lamento. Não teve oportunidade de viver a vida.
- E quando falece alguém em idade avançada, o que você diz?
- Nesse caso aceito o fato com mais naturalidade. É o inverso do primeiro.
Então meu amigo questionou-me:
- Diante disso você pode definir para mim, o que é a vida?
Confesso que fiquei confusa naquele instante. Diante do meu silêncio, ele concluiu:
- Vida, nada mais é do que um espaço de tempo.

Fiquei ruminando esse diálogo por alguns dias. Pensando em como utilizo meu tempo, consequentemente, como tenho vivido a vida. Se estou jogando tempo fora, se estou desperdiçando vida.

Hoje, lendo o livro "Todo Dia é Um Dia Especial" de Max Lucado, deparei-me com o seguinte aconselhamento: "Embora nenhum de nós tenha sido chamado para carregar o pecado do mundo (Jesus fez isso), todos nós podemos carregar um fardo pelo mundo. Visite pessoas no hospital. Dedique um sábado a ajudar os sem-teto. Você descobrirá esse mistério: enquanto você ajuda os outros a encarar seus dias, você põe vida em seu próprio dia. E vida é exatamente aquilo de que muitas pessoas precisam."

Imediatamente lembrei-me do meu amigo, da sua sabedoria ao me alertar e provocar um questionamento íntimo e das palavras que ele utilizou para finalizar o diálogo transcrito no alto:
- Quando Jesus nos recomenda "dar a vida pelo nosso irmão" ele não quer que paguemos um preço tão alto, como ele mesmo fez. Quer sim, que dediquemos um pouco do tempo que nos sobra, a quem de nós necessite.

Não está sobrando tempo?
A verdadeira caridade consiste em dar do nosso necessário. Você vai notar que aquilo que é dividido em favor do próximo, multiplica-se à seu favor.

De uma coisa eu tenho certeza: Quero ter vida longa! E você, o que me diz?

2 comentários:

  1. Se minha vida vai ser longa ou não, não sei.
    Não questiono.
    Porém, com certeza, um trabalho voluntário
    faz muito bem a quem realiza.
    Aprendemos grandes lições.
    Valeu pela sua passada no meu blog.
    Beijos, Marleuza.

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga,

    Verdade verdadeira é que o tempo não poderia existir, já que nenhuma das suas partes existe. O instante presente, não tem duração precisa, o passado já aconteceu e o futuro ainda não.
    Mas, já que o tema foi “filosoficamente” abordado e a pergunta é “o que as pessoas acham”, vou achar alguma coisa. E faço minhas as palavras de dois xarás, com os quais me identifico muito.
    Sobre o tempo, Mario Lago disse: “fiz um acordo com ele. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Um dia a gente se encontra...” Mário Quintana, meu pensador favorito, foi definitivo: “Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.”

    Mário

    ResponderExcluir