quinta-feira, 16 de abril de 2009

"AMADURECÊNCIA"

Quando se deu conta, desejou que o chão se abrisse numa vala profunda, ali se atirar, e que de lá demorasse a sair. Toda certeza de que era passado esvaiu-se no momento em que ela narrou ter alcançado o pássaro do qual corria atrás há muito. E a ferida que pensara cicatrizada, sangrou, doeu, naquele coração de menino teimoso que insiste em querer ter a lua, quando somente seu brilho lhe é permitido.
- Por que sonhas tanto criança? Por que se arrisca na imensidão do céu se tens terra firme a teus pés? Por que atirar-se ao mar, se o porto onde ancoras foi tua segurança nos episódios de tormenta?
- Ah, quem é você para falar-me de realidade? Comete a loucura de ter vários sonhos ao mesmo tempo. Caso um não se realize, atira-se noutro, e assim foge das asperezas do cotidiano!
- Achas-me insana? Talvez. Contudo, na pureza do meu coração, penso estar correndo atrás da bolinha de gude que irá preencher o espaço daquela que perdi no jogo de ontem. Quanto a ti, acaso sua coleção não estará completa, jogador-mirim? Necessitas do brilho falso do vidro quando tens um verdadeiro diamante em seu cofre?
Ternura no olhar, mesmo querendo mostrar uma fisionomia carrancuda. Há uma confusão de sentimentos permeando as atitudes do menino que se descobre homem. Talvez por ter uma criança muito latente no interior, o perdão se instala rapidamente no lugar da mágua que tenta penetrar. Que bom que o menino existe! Melhor ainda quando consegue, diante dos questionamentos da vida, usar de tão pura emoção, contrapondo com tão sábia razão.
- Cresceu e não se deu conta, "pequeno-grande-homem"?

P.s. O título foi dado pelo meu filho de 16 anos. Como a palavra não faz parte do nosso dicionário, fui reticente e não aceitei a princípio. Mas ele argumentou que, na vida, é preciso ter uma pitada de loucura para criar coisas novas. Convenceu-me.

3 comentários:

  1. Não o procures
    em sua poesia...
    Procura-te.
    É mais fácil
    te encontrares.
    Melhor, escreva um diário.
    No futuro releia o passado.
    Será teu confessionário,
    registro e relicário.
    Depositário não de culpas,
    mas de um Eu exorcizado.

    ResponderExcluir
  2. certa vez .. tentando colocar minhas ideias em uma versao escrita de mim .. quis colocar uma palavra "enloucrescer" . nossa cada vez que lia parecia mais genial e estranha, so que o sentido era claro, quem nunca enlouqueceu tentando entender por que crescer é tão dificil..

    amo vc

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Guto pelo título... gostei!
    E é claro, dos teus escritos também.
    bjos
    Divina

    ResponderExcluir