sábado, 6 de junho de 2009

EXISTE VIDA "ALÉM DE"

Nos caminhos em que passeias há marcas dos meus passos.
Vivi as emoções e encantos de um vestido branco e buquê de rosas nas mãos. Senti as alegrias e desventuras da convivência ao lado da cara-metade. Perdi espaços, sabiamente construí mundo novo. Engavetei amizades, enchi um baú de outras tantas. Enclausurei-me por vontade própria no universo que criei. Abdiquei de muitos sonhos em razão de motivos que considerei justificados. Sabotei meus desejos, crescimento, música, poesia em função de um relacionamento de juras eternas.

Nos caminhos em que passeias há sinais de minhas lágrimas.
Vivi as agruras do desenlace. Em vida! Senti o rompimento dos laços afetivos, como um sanguessuga que não sobrevive sem o sangue da sua vítima. Atirei-me num mar de sofrimento, e só enxergava o bote salva-vidas que partia do barco que já navegava outros mares. Estive no limiar entre razão e loucura, só recuperando a lucidez quando me senti abandonada por todos.

Nos caminhos em que passeias, perceba, há sinais de perdão.
Amei, fui amada. Perdoei, fui perdoada. Por isso, nesse caminho não restou ressentimento pelo que foi, pelo ciclo de vida que encerrou-se. Se hoje estou na contramão da estrada, saiba que é uma preparação para refazer o itinerário; com novos objetivos, novos sonhos e sem cara-metade. Há que se ter aprendido a viver com sabedoria. Há que se ter aprendido a cair, levantar, curar as feridas e seguir. Quando entrelaçar as mãos para nova caminhada, quero que ambos estejamos inteiros. Não há mais lugar para cavalos brancos, carruagem, príncipe e princesa. Também não existem sapos. Tenho aprendido a não endeusar quem encontro pelo caminho e por outro lado, meus olhos estão mais condescendentes, exergando nos defeitos do outro pontos de melhoria em mim. É o amadurecimento se fazendo presente. São as experiências sofridas do ontem contribuindo para a construção de um hoje mais equilibrado e de um amanhã... Ah, o amanhã! Esse é um mistério que somente a Deus pertence!

"Todos os dias é um vai e vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar"
(Milton Nascimento em Encontros e Despedidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário