domingo, 7 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIOS A RESPEITO DE VAL


 "Quando ela saiu da escolinha onde cursou o primário, recusou-se a estudar no Colégio Militar, porque não suportava o modelo do uniforme lá utilizado. Por muito tempo, condenei-me por não tê-la obrigado."

"No ensino fundamental e médio, ambos cursados em escola pública, nas ocasiões em que eu era solicitada para pegar os boletins, os professores eram categóricos: _Ela é muito inteligente, tem muito potencial... Basta querer estudar."

"Nós tínhamos condições de arcar com o ônus de uma escola particular, tanto no ensino médio, quanto no superior. No entanto, era necessário que ela provasse, para si mesma, que era capaz".

E a Valéria chegou lá. Bastaram cinco meses de estudo, só no cursinho, porque em casa, ela  pegava na caneta apenas para fazer as redações obrigatórias a cada semana. Herdou a inteligência da mãe (modestamente) e a perspicácia do pai. Determinou seu tempo, sua hora, seu momento de vitória. É naturalmente independente; não aceita imposições. Dá um trabalhão! E dá muito orgulho também, porque sei que consegue caminhar sozinha, apesar do medo que ainda sente. E como não aceita pouco da vida, resolveu passar em dois vestibulares de universidades públicas ao mesmo tempo: Uma Estadual, outra Federal.  Inverteu as posições: Ao invés de ser escolhida, teve o mérito da escolha.

Num episódio como esse, percebo como a vida me ensina! Eu que sou muito ansiosa, comumente faço escolhas apressadas, tomo atitudes incorretas, por não esperar que meu leque de possibilidades se abra. Quando ajo assim, muitas vezes preciso refazer itinerários, o que acaba consumindo meu tempo, deixando-me frustrada, mesmo sabendo que é preciso trilhar caminhos pedregosos, para depois perceber a suavidade de uma estrada bem pavimentada.

Mas não quero gastar tempo com filosofias a meu respeito, ou falar de mim. Hoje a Val é o centro das atenções, é a pessoa mais importante. É minha filha, que ainda ontem eu levava pela mão para o primeiro dia de aula no Jardim de Infância e que amanhã, dia 08, irá sozinha, dirigindo seu carro, rumo ao primeiro dia de aula na faculdade. Desta forma também, é responsável pelo direcionamento da sua vida. Terá sempre minha mão quando for necessário guiá-la. Porém,  em todos os momentos, vou  agir como sempre fiz: Quero caminhar à seu lado, no mesmo tempo, no mesmo passo, respeitando sua velocidade. Assim sendo, toda vitória consquistada será mérito dela e não meu. Contento-me em ser mera co-participante. Contento-me em estar na primeira fila, aplaudindo cada troféu recebido. Isso não é o máximo para qualquer mãe?

"A vida pode florescer numa existência inteira.
Mas tem que ser buscada, tem que ser conquistada" ( Lia Luft em Perdas & Ganhos)

2 comentários: